Acção nº 58: Aplicações Pedagógicas para a WEB 2.0
URL do trabalho:
• http://pafpaf-pafpaf.blogspot.com/?zx=ea3fa6848e9fb942• http://prezi.com/3z-kjkxv5c1d/o-cartaz/
o https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/gform?key=0Av8BKAxYF-EWdDROQTVBTVlXY29sTmU3T3FkOFFUSUE&hl=pt_PT#edit
RELATÓRIO INDIVIDUAL
Apreciação do funcionamento da acção
Esta acção de formação, Modalidade Oficina de Formação, promovida pelo Centro de Formação da Batalha, decorreu entre 1 de Março e 2 de Junho do presente ano lectivo, na Escola E.B. 2,3/S de Maceira, tendo como formador o professor Jorge Edgar. Compreendeu cinco sessões presenciais conjuntas a que assisti, ocupando cada uma, três horas consoante os objectivos previamente definidos:
- "Delinear ou consolidar procedimentos de acção ou produzir materiais de intervenção, concretos e identificados, definidos pelo conjunto de participantes como resposta mais adequada ao aperfeiçoamento das suas intervenções educativas;
- Assegurar a funcionalidade (utilidade) dos produtos obtidos na oficina, para a transformação das práticas;
- Reflectir sobre as práticas desenvolvidas;
- Construir novos meios processuais ou técnicos."
O meu interesse em participar na acção de formação “Aplicações Pedagógicas para a WEB 2.0” prende-se não só com a importância que actualmente é dada às tecnologias de informação e comunicação na didáctica da minha área curricular, mas também com o desejo de adquirir novas competências que complementem a minha actividade docente. No sentido de contribuir para mudar a organização e os métodos pedagógicos, esta acção de formação permitiu inovar na preparação e disponibilização de conteúdos pedagógicos, fomentando assim, a partilha dos conhecimentos adquiridos.
A formação excedeu as minhas expectativas, apenas lamento o número reduzido de horas atribuídas para um tema que, pela sua complexidade e as inúmeras ferramentas possíveis de serem utilizadas, exigia, sem dúvida, um horário mais alargado.
A visualização e apreciação de alguns paradigmas abordados para a leccionação da disciplina de Educação Visual e Tecnológica fez-me compreender a importância destes recursos como estratégia para melhorar a dinâmica da comunicação e interacção na sala de aula. No entanto, a utilização destas aplicações deverá ter em conta o aspecto estético, os conteúdos e objectivos previamente definidos de cada unidade de trabalho.
A duração do curso não permitiu que a exploração das várias funcionalidades dos paradigmas abordados fosse feita de forma exaustiva e completa. Para além disso, constituiu uma agravante o facto de a turma ser constituída por muitos elementos, pois veio dificultar a tarefa do formador aquando dos esclarecimentos de dúvidas pessoais.
As actividades realizadas foram muito diversificadas e enriquecedoras, permitindo-me o desenvolvimento de competências que me possibilitam disponibilizar documentos didácticos - pedagógicos na Internet para uso pela comunidade escolar, recorrendo às aplicações PREZI e Google Docs. Foi a pensar nos meus alunos do 6º ano, da disciplina Educação Visual e Tecnológica, que elaborei estes trabalhos. Ao longo das sessões presenciais, foi possível perceber algumas funções básicas das aplicações acima mencionadas.
Tendo em conta que a aplicação Google Docs permite “Criar documentos, folhas de cálculo e apresentações online, Criar documentos básicos de raiz, Poder efectuar facilmente todas as operações básicas, incluindo realizar listas com marcas, ordenar por colunas, adicionar tabelas, imagens, comentários, fórmulas, alterar o tipo de letra e mais, É gratuito, Carregar ficheiros existentes (O Google Docs aceita formatos de ficheiro mais populares, incluindo DOC, XLS, ODT, ODS, RTF, CSV, PPT, etc) , não hesitei e organizei os meus ficheiros existentes relativos à avaliação de actividades.
O meu público-alvo são alunos do 5º e 6º anos de escolaridade, daí que o inquérito elaborado seja muito simples, pouco exaustivo e de fácil preenchimento.
A disciplina que lecciono desenvolve e concretiza muitas actividades ao longo do ano lectivo. Logo, tem sido prática corrente, realizar a avaliação, quer pelos alunos quer pelos professores, no final das unidades de Trabalho. A fim de sistematizar e organizar este procedimento, propus este inquérito para ser preenchido pelos alunos, em sessão presencial com os professores,.
A selecção da aplicação PREZI, deve-se ao facto, de ser " … uma ferramenta inovadora que permite criar apresentações não-lineares, dinâmicas e criativas e para tal não necessita de qualquer software de instalação (esta aplicação encontra-se em http://prezi.com/.) é de fácil utilização na qual é possível aplicar Zoom-in/Zoom-out (dando ideia de profundidade), transições livres entre tópicos como também colocar efeitos de rotação, o que dá um impacto visual sensacional nas apresentações.
Uma outra vantagem para a selecção desta ferramenta, deve-se ao facto de ter outra característica muito importante, "… deste permitir fazer a exportação das apresentações em Flash (.swf). Esta ferramenta suportar vários tipos de formato de imagens (jpg, png, gif) animações em flash SWF e FLV, como também vídeos do Youtube. É possível ainda adicionar documentos em formato PDF destacando tópicos específicos do próprio documento utilizando ferramentas de desenho, linhas, setas e marcadores de texto."
Perante estes “argumentos” e uma vez que dou início à maioria das Unidades de Trabalho, com o visionamento de um PowerPoint sobre os conteúdos a abordar (a minha área é a imagem e a educação visual), considerei bastante pertinente realizar o segundo trabalho utilizando esta aplicação.
Converti o PowerPoint em PDF, dando início à reestruturação da organização dos “slides”. Adicionei uma referência mais exaustiva sobre a definição do cartaz e inseri um link que irá permitir aos alunos aprender os conteúdos abordados “de outra forma”. Este trabalho foi partilhado pelos meus colegas de grupo, para poderem inserir e apresentarem outras sugestões.
O formador abordou os conteúdos da acção de uma forma clara e pragmática, conjugando a vertente teórica e prática de forma coerente, tendo em conta a duração de cada sessão (3 horas). Esta metodologia permitiu a experimentação e testagem das ferramentas Blog, Wikis, Wikipedia, GoogleDocs, Slideshare, Dropbox, Voicethread e Prezi.
A acção decorreu nas instalações da Escola Básica e Secundária de Maceira e não tenho nada a mencionar sobre a qualidade das instalações.
O Curso de Formação excedeu as minhas expectativas, apenas lamento o número reduzido de horas atribuídas para um tema que, pela sua complexidade e as inúmeras ferramentas possíveis de serem utilizadas, exigia, sem dúvida, um horário mais alargado.
Leiria 02 de Junho de 2011
Sem comentários:
Enviar um comentário